Tomar uma multa já é ruim. Agora imagina ter que pagar à vista uma conta de R$ 293, R$ 880 ou até mais de mil reais, do nada? Pois é… O lado bom é que hoje já dá pra pagar multa de trânsito no cartão de crédito — e melhor ainda: parcelar em até 12x.
Se você quer saber como isso funciona, se é seguro, quais multas podem ser parceladas e como fazer isso de forma prática e 100% online, cola comigo que eu te explico tudo. Bora lá?
É possível pagar multa de trânsito no cartão de crédito?
Sim, é possível — mesmo para multas vencidas.
Esse modelo de pagamento foi regulamentado em 2018 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Resolução nº 736/2018, que autorizou os órgãos autuadores (como Detrans e prefeituras) a firmarem parceria com empresas credenciadas para intermediar o pagamento parcelado com cartão.
Ou seja: você pode quitar suas multas usando o cartão de crédito e, dependendo da plataforma, parcelar em até 12 vezes.
Dá pra parcelar qualquer multa de trânsito?
Na maioria dos casos, sim. Multas estaduais (DETRAN), federais (PRF) e municipais (guardas municipais e prefeituras) podem ser parceladas.
Mas é importante checar se o órgão emissor da multa já aderiu ao sistema de parcelamento com intermediadores como a Pronto Paguei, que é credenciada ao Senatran e conectada aos Detrans de todo o Brasil.
Você pode parcelar:
- Multas vencidas ou não vencidas
- IPVA atrasado
- Taxa de licenciamento
- Débitos acumulados